Cecília era uma jovem romana nobre e rica, esposa do patrício Valeriano, o qual, no dia do matrimônio, se converteu ao Cristianismo e aceitou ser catequizado e batizado pelo Papa Urbano I. Ele e seu irmão Tibúrcio, que também abraçou a fé cristã, foram presos, torturados e decapitados, por isso.
Por volta do ano 230, durante o império de Alexandre Severo, Cecília foi trancada em uma terma, em altíssima temperatura, na casa do prefeito Almachio, simulando sua morte por asfixia. Depois de um dia e uma noite, como os guardas a encontraram viva, Almachio mandou decapitá-la. Apesar de três golpes violentos na nuca, sua cabeça não foi cortada, mas Cecília morreu após três dias de agonia.
Santa Cecília, celebrada em 22 de novembro, foi declarada Padroeira da Música e dos Músicos devido ao relato da sua paixão: “Na hora de se casar com Valeriano, enquanto os órgãos tocavam, ela começou a cantar ao Senhor, em seu coração”
“A virgem Cecília que trazia sempre em seu coração o Evangelho de Cristo”
(Papa Pascoal I)
“Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou, desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados.
Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.
Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós!
Amém!”
Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu em Riese, na Itália, em 1835 e foi o segundo de dez filhos. Gostava de estudar, era bondoso, mas também muito tenaz, com uma vida rica de obras de caridade. Foi capelão, pároco, diretor espiritual no seminário, Bispo de Mântua, Patriarca de Veneza e, por fim, Papa, o primeiro na história contemporânea, proveniente da classe camponesa.
A maior preocupação de Pio X era difundir, ao máximo possível, a catequese entre os cristãos. Favoreceu a reforma Litúrgica, o movimento Bíblico, deu prioridade ao canto gregoriano e como centro de tudo, a participação na Eucaristia.
No dia 21 de agosto celebra-se São Pio X, o santo que quis viver como pobre e deixou escrito em seu testamento: “Nasci pobre, vivi como pobre e, certamente, morrerei muito pobre”.
Senhor Deus, cuja Providência sempre nos oferece exemplos e oportunidades de fazer o bem e consertar o mal, concedei-nos, por intercessão de São Pio X, sermos curados na alma ao contato próximo com a Vossa Igreja, e com a vida centrada na Eucaristia, fazermos a nossa parte para restaurar todas as coisas em Cristo.
Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor, e Nossa Senhora.
Amém!
São João Batista Scalabrini, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos, os “Scalabrinianos”.
João Batista Scalabrini nasceu em Fino Mornasco, norte da Itália, no dia 8 de julho de 1839. Aos 18 anos, entrou no seminário diocesano de Como e, no dia 30 de maio de 1863, foi ordenado sacerdote.
Em 1870, foi nomeado pároco da paróquia São Bartolomeu na periferia da cidade de Como e aos 36 anos, em 1876, foi nomeado bispo de Placência.
Em 1887, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos, ou Scalabrinianos, para cuidar dos migrantes italianos. A Congregação tem como lema: “Eu era estrangeiro e me acolhestes”.
D. João Scalabrini morreu no dia 1º de junho de 1905, com 61 anos de idade, em Placência, na região de Emília-Romanha, na Itália.
Sua canonização pelo Papa Francisco ocorreu em 9 de outubro de 2022.
Ó, São João Batista Scalabrini,
com coração de bispo e fervor de apóstolo,
Tu te fizeste tudo para todos.
Escutaste o clamor dos migrantes,
Falaste em seu nome,
Defendeste seus direitos.
A Eucaristia foi teu sustento, a Cruz de Jesus teu refúgio, Maria, Mãe da Igreja, teu conforto.
Por sua intercessão,
Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo,
conceda paz a toda a humanidade,
proteja os que cruzam mares e fronteiras apoiados na esperança,
abençoe a nós e nossos familiares
e conceda-nos a graça que confiantes te pedimos,
Amém!