Pastorais

O que é uma pastoral?

 

 

A palavra pastoral vem de Pastor, por isso, cada pastoral tem a incumbência de dar continuidade a ação de Jesus, nosso Pastor. E é por meio das pastorais e do conjunto de suas atividades, que a Igreja Católica realiza a sua tríplice missão: profética, sacerdotal e testemunhal junto a diferentes grupos e realidades.

 

Cada voluntário da pastoral é o “braço do pastor” para o serviço, o diálogo e a disseminação da Palavra de Deus. Por isso, quem desejar participar de qualquer pastoral pode enviar os dados para o e-mail secretaria@santacecilia.org.br

 

 

 

Pastoral do Batismo

 

Tem como objetivo dar conhecimento aos pais e padrinhos que o Batismo é o compromisso que se assume com Deus e com a comunidade para ensinar filhos e afilhados a serem cristãos e seguidores de Jesus Cristo na vivência desses ensinamentos.

 

Os encontros de preparação dos pais e padrinhos são a cada dois meses, na quinta-feira que antecede o segundo domingo do mês, dia em que são realizados os batismos.

 

Programação do ano de 2024:

 

Outubro – Preparação: dia 10 e Batismo: dia 13

 

Novembro – Preparação: dia 7 e Batismo: dia 10

 

 Coordenador: Fernando Fonseca

 

 

Pastoral da Catequese

 

É a pastoral que tem o compromisso com a boa educação religiosa na fé católica por meio da evangelização.

 

Na Catequese, crianças, jovens e adultos compreendem a doutrina cristã e são preparados para receber a Eucaristia.

 

Coordenador: Denise Feital

 

 

 

Pastoral do Catecumenato

 

É a pastoral que acompanha o fiel adulto no período em preparação para o Batismo.

 

O Catecúmeno é instruído por palavra para receber o Sacramento do Batismo, dando início a vida religiosa, recebendo a força de Deus ao ser ungido pelo óleo.

 

 

 

Pastoral dos Coroinhas e Acólitos

 

Os Coroinhas e Acólitos (nome popular dado ao coroinha que já passou da adolescência) desempenham uma função fundamental no serviço ao altar.

 

Ao praticar sua doação na missa, os Coroinhas e Acólitos, não servem ao padre ou ao bispo, mas sim ao próprio Jesus Cristo.

 

Podem ser coroinhas crianças a partir dos cinco anos de idade.

 

 

 

Oração do Coroinha

 

Ó Jesus Adolescente, que vivias com o Pai celeste em profunda e filial sintonia, aceita nossa dedicação a serviço da liturgia.

 

Nosso desejo é tratar com respeito, sem preconceito, as pessoas da comunidade, que contam com teu auxílio na difícil caminhada; dá-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo. Alimenta-nos com a tua palavra e com os teus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebramos dignamente, com sinais, ritos e movimentos, a salvação que ofereces hoje e sempre em favor da humanidade.     Amém!

 

 

 

Pastoral da Crisma

 

Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, a Crisma completa os sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o seu dom pela unção com o “óleo consagrado” pelo Bispo, remetendo a “Cristo”, o Ungido pelo Espírito.

A Crisma é destinada a pessoa com mais de 15 anos de idade, para que, por sua decisão consciente, renove o batismo e fortaleça seu testemunho de amor a Cristo.

 

 

 

Pastoral da Comunicação – Pascom

 

É a que evangeliza pelos meios de comunicação social. 

A Pascom passa por dentro de todas as pastorais, movimentos e serviços da paróquia para divulgar à comunidade as ações e eventos missionários.  

Coordenadora: Ursula Lehnert

 

 

 

Pastoral do Dízimo

 

O Dízimo é uma das maneiras do cristão manter as obras de evangelização da paróquia. Não é um pagamento, mas um mandamento da Igreja para que o fiel que ama a Deus, contribua na continuidade das missões religiosas e sociais da comunidade eclesial.

Os integrantes da pastoral estão sempre presentes nas missas celebradas sábados, às 19h e aos domingos 8h, 10h e 19h. 

 

 

 

Pastoral Familiar

 

Destinada a ajudar, acolher e servir de maneira misericordiosa todos os tipos de pessoas em situação familiar.

É a pastoral defensora da vida, dos valores cristãos, do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas Domésticas e comunidades de amor, sem discriminar.

 

 

 

Pastoral da Liturgia

 

A Liturgia é a fonte da vida cristã, a mais necessária nascente de espiritualidade. Pela Liturgia a Igreja se manifesta como sinal visível da comunhão de Deus e o homem, por meio de Cristo, vivendo a própria vida na Vida Divina atualizada em nossas celebrações.

Música

Outro meio litúrgico é a música, que entoada durante a missa ajuda a comunidade a vivenciar o Mistério de Cristo, refletindo o momento da liturgia que está sendo celebrado. E o canto final é tão importante quanto os outros, porque deve lembrar a comunidade, que se encontrou com o Cristo no Altar e comungou a vida do Cristo, a continuas a missão.

 

 

 

Pastoral do MESC

 

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC) é um leigo, que após formação litúrgica e doutrinal, recebe um “mandato para servir” e auxiliar os padres na distribuição da comunhão aos fiéis. Ele atua na missa ou em outras circunstâncias, como por exemplo, levar a comunhão as pessoas que se encontram impossibilitadas de participar fisicamente da comunidade, seja por motivo de saúde ou idade.

Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão são escolhidos pelo padre entre a comunidade cristã. E a expressão “ministro extraordinário” é para indicar que os “ministros ordinários” da Eucaristia são o Padre e o Bispo.

Coordenador: Nilson

 

 

 

Pastoral dos Vicentinos

 

Dedicada a dar continuidade às obras do santo padroeiro das sociedades de caridade, São Vicente de Paulo, a pastoral busca promover a dignidade e a integridade das pessoas mais necessitadas e marginalizadas, bem como as suas famílias, independentemente das suas origens ou das suas crenças.

Os voluntários trabalham na promoção integral do assistido, orientando-o no plano material e no plano espiritual.

A pastoral realiza o Bazar dos Vicentinos, na paróquia, aberto ao público, todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. 

Coordenadores: Maria Otilia Barreto e Mário Barreto

 

 

 

Stella Maris

 

A palavra Stella Maris vem do latim e significa “estrela do mar”. E desde o nono século é um título referido à Maria, Estrela do Mar, por considerá-la como guia e protetora dos que viajam ou procuram seu sustento na mar. Por isso, é a protetora das missões católicas à gente de mar, o Apostolado do Mar.

A organização da missão teve início com São João Batista Scalabrini, na Itália, em 1893, para dar assistência aos emigrantes nos portos e navios, no processo migratório. E mais tarde, em 4 de outubro de 1920, em Glasgow, na Escócia, é fundado o Apostolado do Mar, uma organização católica ao serviço dos marinheiros, pescadores e suas famílias em todo o mundo. 

 

Open chat